domingo, 7 de outubro de 2007

"TROPA DE ELITE" SALVE, SALVE O CINEMA NACIONAL!!!!





Cada filme nacional lançado comprova mais a competência do nosso cinema. Já assistiu Tropa de Elite? Se não assistiu, O SR (A) É UM FANFARRÃO!!!

Filme dirigido por José Padilha e roterizado por Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani e pelo próprio José Padilha, Tropa de Elite era um projeto de continuação do polêmico documentário “Ônibus 174” que acabou se transformando em filme.

Estrelado pelo competente e lindo (desculpe)Wagner Moura - como Capitão Nascimento -, Caio Junqueira - como Neto -, e André Ramiro -como André Matias, o longa narra o dia-a-dia de policiais do BOPE - Batalhão de Operações Especiais - , e em especial, a história do Capitão Nascimento.

Antes mesmo e estrear, o filme já levantou polêmica vendendo mais de um milhão de cópias piratas nos camelôs do Brasil, o que causou a antecipação da estréia nos cinemas de São Paulo e do Rio para minimizar os prejuízos. Mas a surpresa não foi de todo ruim, já que tal façanha somente acontecia com os blockbusters americanos. Isso prova que os brasileiros estão se ligando mais na sua produção, na sua cultura, mesmo que de forma ilegal…

Outra polêmica é o ângulo da violência apresentada pelos roteiristas, que segue a linha de Cidade de Deus, outro ‘clássicasso’ do cinema brazuca. Esse é o motivo do massacre que os autores estão sofrendo por parte de alguns críticos e acadêmicos (sempre eles).

Para esses especialistas, o filme afirma que a ‘culpa’ pela situação da segurança pública do Rio de Janeiro seria dos jovens de classe média e alta que consomem drogas e alimentam o crime. Para eles esses jovens serão transformados em bodes-expiatórios.

O QUE A LEIGA AQUI ACHA:

Eu, como leiga em cinema que sou, me limito a dar a minha opinião somente como espectadora.
O filme é violento, mas mostra a realidade, que estamos acostumados a ver, mas sobre outra ótica. Tropa de Elite apresenta uma análise sociológica que os veículos de comunicação não fazem a menor questão de abordar, mas que precisa ser discutida.

Quem sustenta o crime são mesmo os consumidores das suas matérias primas, no caso de ‘Tropa’, as de drogas. Como é dito em determinado momento no filme, quantas crianças foram perdidas para ao tráfico para cada cigarro de baseado enrolado nos apartamentos da Zona Sul do Rio?

Tropa de Elite usou as drogas como um exemplo, mas esse bem poderia ser Cds, DVDs e outros produtos piratas. De toda forma, não vai ser nada mal se os playboyzinhos e as patricinhas pensarem um pouco no caminho que aquele baseado fez até chegar nas suas mãos, e quantas crianças e adolescentes intermediaram o caminho da droga do morro até a sua casa ou balada…
Isso se extende a todos que consomem produtos pirateados ou ilegais. Putz, estou me sentindo culpada, há alguns Cds aqui…

TROPA DE ELITE,
OSSO DURO E ROER,
PEGA UM PEGA GERAL
E TAMBÉM VAI PEGAR VOCÊ

Nenhum comentário: