domingo, 4 de janeiro de 2009
QUANTO CUSTA SABER QUE ELE NÃO SERVE PARA VOCÊ?
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
AS FESTAS DE FIM DE ANO Parte 1
Todos os anos, graças ao meu bom Deus, a mesa está farta como, aliás, reza a tradição das reuniões da família Buscapé Moura. O diferencial vem por conta a fé que aumenta a cada ano. Há tempos atrás, principalmente quando a minha família ainda era budista, o Natal era só para a troca de presentes mesmo, era sim a festa comercial que grande parte das pessoas acredita ser hoje. Mas a minha família vem remando contra a maré. Agora que quase todos nos tornamos cristãos, mais especificamente dizendo, espíritas, o natal é realmente a festa de Jesus. Ele é o aniversariante.
A meia noite, depois de nos abraçarmos, fazemos uma oração agradecendo pela presença do mestre em nossas vidas, por todas as bênçãos e inclusive pela benção de podermos reunir a família em torno de uma mesa farta para comemorar o aniversário mais importante de todos ali. É massa!
Nunca me imaginei escrevendo sobre Jesus. Achava piegas, relacionava logo ao estereótipo de crente e tals... Ainda bem que as pessoas mudam. Eu, pelo menos, mudo.
AS FESTAS DE FIM DE ANO Parte 2
Continuando; depois dos abraços, do pai nosso de mãos dadas, do agradecimento por ter com quem comemorar a data e desfrutando de tudo iso com saúde tudo o mais, nos sentamos à mesa para desfrutar das iguarias gastronômicas feitas com todo o carinho para a família.
A festa gastronômica
Segundo a tradição, o Natal sempre era comemorado na casa da minha mãe (também conhecida como minha casa) e o ano novo a farofa era na casa da minha tia
Mas eu quero chamar atenção para uma coisa: porque as comidas de fim de ano têm uvas passas e frutas cristalizadas a granel? Você pega um pedaço de perú, e vai todo contente pegar a farofa com o quê???? Uvas passas e frutas cristalizadas.
E arroz branco? Vem acompanhado do quê? Uvas passas e frutas cristalizadas. E a salada de salpicão? Ganha um doce quem adivinhar o que tem nela! Para que toda essa infestação de uvas passas e frutas cristalizadas? Houve um tempo em que eu não gostava e ficava separando, mas aí esses ‘detalhes gastronômicos’ começaram a infestar todos os pratos, acabei desistindo de separar e hoje até gosto. Fazer o que né?
FESTAS DE FIM DE ANO Parte 3
Bem, mas o que interessa é que 2008 foi um ano cheio de realizações e acontecimentos e eu já estou ansiosa para 2009. Mas é sempre bom retomar aquela listinha feita no início do ano para ver o que conseguimos realizar né?
- Mudei de estágio três vezes, e na terceira fui efetivada;
- Terminei a faculdade;
- Economizei dinheiro; (e já gastei por uma boa causa, mas este mês mesmo já comecei a economizar novamente)
- Escrevi um livro;
- Plantei uma árvore; (iiiiihhhh....)
Estava na minha lista eu não cumpri:
- Não voltei a ler um livro por semana como fazia antgigamente;
- Não aprendi a tocar violão;
- Não namorei;
Mas sempre há como remanejar uma coisa aqui e outra ali, e foi isso o que fiz. Além disso, acrescentei outras coisas que surgiram no meio do caminho:
- Posterguei a experiência de morar fora por um ano e meio ou dois máximo. Vou para estudar, e não ser babá;
- Publicarei o livro;
- Voltarei a ler um livro por semana;
- Cursarei pós-graduação;
- Elaborarei a tese de mestrado paralelamente a pós e já comecei a me preparar para cursá-lo fora (boa troca, não? De babá para mestranda em jornalismo, acho q é por aí mesmo);
- Aprenderei a tocar violão;
- Farei aulas de roteiro e produção;
- Quitarei dívidas chatinhas q eu venho mantendo ao longo dos anos da faculdade;
- Trocarei de emprego; (sim, acabei de ser efetivada, mas quero trabalhar em redação, mas isso só lá para o fim do ano...)
- Farei aulas de volante e comprar um carro;
- Retocarei a minha tatoo;
- E uma das principais coisas: tenho que ser uma pessoa melhor com a minha mãe e com meu irmão. Não consegui me livrar desse gênio de cão que tenho e continuo sendo explosiva. Odeio magoar as pessoas que amo e preciso melhorar isso urgentemente!!!
Dos mil e oito foi um ano agitado, mas foi muito bom para mim e algo me diz que 2009 será ainda melhor!
No mais, um excelente 2009 para todos que me lêem por aqui e que nenhuma crise financeira, enchente ou qualquer outro fenômeno natural ou fabricado elo homem nos deixe esmorecer.
Como daria a minha amiga K Azenha: 2009 vai ser um ano 10!
Grande beijo a todos!