sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

AS FESTAS DE FIM DE ANO Parte 2

Continuando; depois dos abraços, do pai nosso de mãos dadas, do agradecimento por ter com quem comemorar a data e desfrutando de tudo iso com saúde tudo o mais, nos sentamos à mesa para desfrutar das iguarias gastronômicas feitas com todo o carinho para a família. 

A festa gastronômica

Segundo a tradição, o Natal sempre era comemorado na casa da minha mãe (também conhecida como minha casa) e o ano novo a farofa era na casa da minha tia em Santo André. Na sexta feira santa a bacalhoada e a frigideira de bacalhau também ficavam por conta da minha mãe, mas o meu tio comprou uma casa bem bacaninha e as coisas ficaram mais balanceadas agora. Natal na casa do tio, ano novo na casa da tia e sexta feira santa aqui em casa. Mas o mais importante é que sempre nos reunimos, e família buscapé Moura reunida é tudo de bom.

Mas eu quero chamar atenção para uma coisa: porque as comidas de fim de ano têm uvas passas e frutas cristalizadas a granel? Você pega um pedaço de perú, e vai todo contente pegar a farofa com o quê???? Uvas passas e frutas cristalizadas.

E arroz branco? Vem acompanhado do quê? Uvas passas e frutas cristalizadas. E a salada de salpicão? Ganha um doce quem adivinhar o que tem nela! Para que toda essa infestação de uvas passas e frutas cristalizadas? Houve um tempo em que eu não gostava e ficava separando, mas aí esses ‘detalhes gastronômicos’ começaram a infestar todos os pratos, acabei desistindo de separar e hoje até gosto. Fazer o que ?

Nenhum comentário: